Página inicial > Notícias > Agosto > Prefeitura discute Plano Plurianual com servidores municipais
Quarta, 30 Agosto 2017 18:37

Prefeitura discute Plano Plurianual com servidores municipais

Prefeitura discute Plano Plurianual com servidores municipais Fábio Coelho

O prefeito de Piraí Dr. Luiz Antonio e os secretários municipais apresentaram na manhã desta quarta-feira (30), o  andamento do Plano Plurianual (PPA) - 2018/2021 aos servidores públicos. Os participantes puderam opinar e sugerir as ações e propostas nos âmbitos contemplados no documento que orientará o município nos próximos quatro anos.

O PPA é  um instrumento garantido por lei destinado a organizar e viabilizar a ação pública. Dele, saem os planos de ação do governo nos próximos quatro anos e também a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que vai orientar os gastos públicos e suas prioridades.

Dr. Luiz Antonio explicou que o desafio deste ano é o encolhimento da receita e fortalecimento das ações do município  frente à crise e diminuição dos incentivos federais e estaduais. "Na  situação atual, devemos debater soluções práticas, eficientes e criativas para realizar projetos, desenvolver parcerias e diminuir os gastos, principalmente internos", destacou.

Em Piraí, o PPA é desenvolvido de maneira democrática e junto com a população. Esta foi a etapa de conversa com os servidores. Além do espaço das Conferências Municipais, que contou com participação popular, a discussão se expandirá nas Associações de Moradores, nos Conselhos Municipais e também em uma plataforma online, que deve entrar no ar na próxima quinzena. Assim, o munícipe pode identificar as prioridades e opinar sobre o plano de governo.

"Aqui, definimos as políticas públicas para construir um município melhor de acordo com a comunidade e o plano de governo. E o nosso foco é justamente esse: a gestão participativa. Governamos para todos e com todos. Se der errado, fizemos juntos, se der certo, é porque trabalhamos juntos", disse o prefeito.

Depois da etapa de discussão com a comunidade, o Plano vira peça jurídica e será encaminhado até outubro para apreciação do Legislativo. "Vamos promover rodas de discussões entre o Executivo e o Legislativo, para sanarmos todas as dúvidas e acrescentarmos também as indicações feitas, elencando as prioridades da maneira como deve ser: democrática", destacou o prefeito.