Página inicial > Notícias > Agosto > Piraí Recicla inicia etapa de Educação Ambiental com servidores públicos
Quinta, 24 Agosto 2017 12:24

Piraí Recicla inicia etapa de Educação Ambiental com servidores públicos

Piraí Recicla inicia etapa de Educação Ambiental com servidores públicos Foto: Alexandre Teixeira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está avançando na implantação do projeto de coleta seletiva, o Piraí Recicla. Nessa quarta-feira (23), iniciou-se a etapa de Educação Ambiental com palestras que acontecerão durante a semana para os servidores dos diversos setores públicos.

A implantação já se dá em caráter experimental, com o caminhão realizando a coleta nas lojas do Centro da cidade. Os funcionários responsáveis pelo Projeto explicaram que a cidade foi divida em dois eixos para o traçado das rotas e o recolhimento em sistemas:

- o sistema Comercial, com coletas diárias nos estabelecimentos do Centro da cidade;

- o sistema Prédios Públicos, que será realizado uma vez na semana;

- o Porta-a-Porta, que inicialmente será realizado às segundas e sextas-feiras nas residências participantes;

- além dos PEV´s que são os Pontos de Entrega Voluntária localizados em bairros estratégicos.

O lançamento oficial do Piraí Recicla acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro, quando os profissionais do Meio Ambiente farão a divulgação e o cadastro de participantes. O sistema Prédios Públicos começará com a Prefeitura Municipal de Piraí e a coleta será realizada às quintas-feiras, a partir do dia 14 de setembro. O projeto será implantado gradativamente, com datas programadas e à medida que a população for aderindo.

A coleta seletiva consiste no recolhimento dos materiais recicláveis (papel, alumínio, plástico e vidro), que são levados para a Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis de Piraí (Coopmapi). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, 40,5% dos materiais descartados na cidade são recicláveis, frente aos 12% não recicláveis e o restante, material orgânico.

Para participar do Piraí Recicla, basta separar o lixo em úmido e seco. No lixo úmido, vai todo o material orgânico - caso das cascas de frutas e restos de alimentos. Já no lixo seco entram as embalagens, além de papelão, alumínio, plástico, metais e vidros. Em caso de dúvidas, basta identificar o símbolo universal da reciclagem presente nas embalagens. É muito importante observar a qualidade do material separado, as embalagens devem ser lavadas e estar livre de resíduos de alimentos ou outra sujeira, muitos materiais são perdidos por estarem sujos ou descartados de maneira errada.