Página inicial > Notícias > Agosto > Piraí Recicla: Prefeitura lança programa de Coleta Seletiva na cidade
Terça, 15 Agosto 2017 16:51

Piraí Recicla: Prefeitura lança programa de Coleta Seletiva na cidade

Piraí Recicla: Prefeitura lança programa de Coleta Seletiva na cidade Foto: Alexandre Teixeira

No início desta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou o Programa de Coleta Seletiva Municipal, o Piraí Recicla. O programa está em funcionamento como projeto piloto e será gradativamente ampliado com diversas ações integradas nos bairros da cidade.

O secretário Mário Amaro realizou a explicação sobre a implantação do programa e todos os recursos utilizados, como o sistema porta-a-porta, com o caminhão passando e recolhendo o material separado; o sistema comercial, que funcionará diariamente pelos comércios do Centro; em prédios públicos; e os Pontos de Entrega Voluntárias, que serão recolhidos uma vez por semana. O sistema comercial já está em funcionamento, em breve, os outros três serão implantados na totalidade.

A coleta seletiva consiste no recolhimento os materiais recicláveis (papel, aluminio, plástico e vidro), que são levados para a Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis de Piraí (Coopmapi). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, 40,5% dos materiais descartados na cidade são recicláveis, frente aos 12% não recicláveis e o restante, material orgânico.

Para o Prefeito Dr. Luiz Antonio, um dos principais benefícios que a Coleta Seletiva pode trazer é a reutilização do Aterro Sanitário da cidade. "Atualmente descartamos nossos resíduos no aterro regional, já que o municipal encontra-se no limite de utilização. Estamos buscando soluções responsáveis e o Piraí Recicla pode ser um grande aliado. Por isso, precisa de uma adesão satisfatória da população, para diminuirmos nosso lixo e promover benefícios econômicos e ambientais para a cidade", disse.

Além do aumento da vida útil do aterro sanitário, o programa de reciclagem ainda ajuda a diminuir a exploração de recursos naturais, contribui com a qualidade de vida da população, reduz o desperdício, diminui os gastos com limpeza urbana e ainda gera emprego e renda.

Para participar do Piraí Recicla, basta separar o lixo em úmido e seco. No lixo úmido, vai todo o material orgânico - caso das cascas de frutas e resto de alimentos. Já no lixo seco entram as embalagens, além de papelão, alumínio, plástico, metais e vidros. Em caso de dúvidas, basta identificar o símbolo universal da reciclagem presente nas embalagens. É muito importante observar a qualidade do material separado, as embalagens devem ser lavadas e estar livre de resíduos de alimentos ou outra sujeira, muitos materiais são perdidos por estarem sujos ou descartados de maneira errada.

Mata do Amador

Além do Piraí Recicla, foi apresentado o projeto para Obra de Reforma e Ampliação do Centro de Convivência e da Trilha do Parque Natural da Mata do Amador. Serão reestruturados o Centro de Convivência, a Secretaria de Meio Ambiente e a Trilha do Parque. Além disso, serão construídos novos sanitários e uma sala multiuso, com oficina para os serviços do parque e locais reservados para projetos e aulas dinâmica. A obra está orçada em R$316.820,00 com recursos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental (Fumcad) e o prazo de execução é de 90 dias.

O secretário Mario Amaro destacou a importância da ação. "A trilha e o Parque têm muita procura nos finais de semana, pois além de preservar, promoveremos a Educação Ambiental que vai contemplar os visitantes e munícipes. Temos um luxo que poucas cidades têm, essa área verde e tão rica, temos que valorizar, fiscalizar e cuidar para manter todos os melhoramentos que vão ser realizados", disse.