Página inicial > Notícias > Julho > Lazer, cultura e esporte na Praça da Preguiça
Sexta, 21 Julho 2017 16:17

Lazer, cultura e esporte na Praça da Preguiça

Lazer, cultura e esporte na Praça da Preguiça Fotos: Alexandre Teixeira

A Praça da Preguiça, em Piraí, recebeu o projeto "Música e Esporte na Praça" nesta quinta e sexta (20 e 21), com diversas atividades culturais e esportivas para todas as faixas etárias.

O Projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte com o intuito de aproveitar o período de férias escolares para desenvolver atividades ao ar livre e propiciar momentos de lazer e cultura para a população. De acordo com o chefe da divisão de esportes Fábio Lúcio, a intenção "é dar visibilidade aos projetos do município, proporcionando à sociedade piraiense o contato pessoal com o esporte e a música".

Na praça, aulas demonstrativas dos projetos esportivos desenvolvidos pela Secretaria, como o Karatê, Judô, Capoeira, Futebol, Ginástica de Trampolim, Yoga e "3ª Idade em Atividade"; e apresentações de professores e alunos do projeto "Piraí Musical" juntamente com workshop de guitarra e violão.

A iniciante nas aulas de violão Mariah Galdino, dez anos, se apresentou pela primeira vez e gostou da experiência. "Foi muito legal ter sido escolhida. Gosto muito das aulas e do professor, que passa sempre músicas diferentes. A partir de agora nas festas vou poder tocar violão", disse.  A ação contou também com atividades de recreação, praça de alimentação, Feira dos Artesãos e apresentações do grupo de Barra Mansa Barra Cello, Aírton e Sua Banda e grupo de choro.

Mãe de dois iniciantes e irmã de um faixa preta em Karatê, Carolina Palmeira ressalta a importância do esporte para as crianças "ajudando no comportamento, mais saúde na vida e no corpo independente da idade". Francis Lorat de 19 anos é faixa marrom e vai prestar o exame para a faixa preta em breve. "O Karatê não ajuda só o corpo, mas traz ensinamentos para a vida, praticamos o bem e a defesa formando cidadãos. Estou há onze anos no Projeto e ele foi essencial na minha vida, me ajudou a desenvolver como atleta e como pessoa e agora participamos até de competições internacionais", disse o atleta.

Para o Secretário de Cultura e Esporte, Rogério Nunes, essa troca entre os  professores, participantes dos projetos culturais e esportivos e a população é o que tem de mais gratificante. "Buscamos uma forma de trazer a cultura e o esporte para a Praça, proporcionando atividades de bem-estar e qualidade de vida. É também uma forma da população conhecer o trabalho da Prefeitura e fazer parte dos Projetos", disse. Joana Lúcia, moradora do Asilo aprovou a iniciativa. "Foi um momento muito agradável e eu sabia que tinha, mas não conhecia todos os projetos da Prefeitura, foi muito interessante".

Na próxima semana, no dia 28 de julho, será a vez de Arrozal receber o "Música e Esporte na Praça", na Praça São João Batista.